quarta-feira, 29 de abril de 2015

Letramento na Educação Infantil

LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 


Segundo Magda Soares (2003), uma das primeiras menções feitas ao termo letramento ocorreu no mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística (1986) por Mary A. Kato. O termo se originou de uma versão feita da palavra da língua inglesa “literacy”, com a representação etimológica de estado, condição, ou qualidade de ser “literate”, definido como educado, especialmente, para ler e escrever. Depois da referência de Mary Kato, em 1986, a palavra letramento aparece em 1988, no livro que, pode-se dizer, lançou a palavra no mundo da educação, “Adultos não alfabetizados - o avesso do avesso”, de Leda Verdiani Tfouni (São Paulo: Pontes, 1988), um estudo sobre o modo de falar e de pensar de adultos analfabetos.
Ao construir o conceito de letramento, Soares (2003) decompõe a palavra:

letra + mento, estabelecendo os significados dos termos: letra como forma portuguesa da palavra latina littera e, -mento como sufixo, que indica resultado de uma ação. Portanto, letramento é o resultado da ação de “letrar-se”, se dermos ao verbo “letrar-se” o sentido de “tornar-se letrado”. Resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita, o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais. (SOARES, 2003, p. 38).

A partir dessas reflexões sobre o processo de letramento na Educação Infantil, observo a importância de se trabalhar o letramento na sala de aula. Letrar é entrar no mundo da criança e, junto com ela, aprender a leitura e a escrita que seu contexto oferece. À medida que se conhece seu mundo, é possível ampliá-lo, oferecendo novas propostas, maneiras e diferentes tipos textuais.

O projeto letramento foi desenvolvido na Unidade Municipal de Educação Infantil Lisaura Machado Ruas, localizada no Badú, Pendotiba - Niterói, no ano de 2014 e  tem como objetivo proporcionar o contato com diferentes tipos de textos, através de atividades com músicas, jornais, revistas, encarte de mercado, escrita espontânea, reconhecimento do próprio nome e do nome do amigo, atividades essas que contribuem para o enriquecimento da aprendizagem, da leitura e escrita. 

A partir dos estudos realizados, elaborei junto com as professoras Jociane Ferreira e Vivian Vieria o projeto dos correios, que  foi pensado para desenvolver o letramento de nossas crianças, em conjunto com o Grupo de Referencia de Educação Infantil (GREI) 5 anos e demais amigos de nossa escola. As crianças escrevem para os amigos de sala, amigos de outros GREIs, para equipe pedagógica e inclusive familiares. Por meio deste projeto, podemos explorar a escrita do nome, endereços, números, e assim, fazer com que nossas crianças se divirtam e ao mesmo tempo aprendam.






Fotos autorizadas pela UMEI/responsáveis.

Curta essa ideia!
Beijinhos, Rariany Barreto =)

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