LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Segundo Magda Soares (2003), uma das primeiras menções feitas ao termo
letramento ocorreu no mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística (1986) por Mary A.
Kato. O termo se originou de uma versão feita da palavra da língua inglesa
“literacy”, com a representação etimológica de estado, condição, ou qualidade
de ser “literate”, definido como educado, especialmente, para ler e escrever. Depois
da referência de Mary Kato, em 1986, a palavra letramento aparece em 1988, no
livro que, pode-se dizer, lançou a palavra no mundo da educação, “Adultos não
alfabetizados - o avesso do avesso”, de Leda Verdiani Tfouni (São Paulo:
Pontes, 1988), um estudo sobre o modo de falar e de pensar de adultos
analfabetos.
Ao construir o conceito de letramento, Soares (2003) decompõe a
palavra:
letra + mento,
estabelecendo os significados dos termos: letra como forma portuguesa da
palavra latina littera e, -mento como sufixo, que indica resultado de uma ação.
Portanto, letramento é o resultado da ação de “letrar-se”, se dermos ao verbo
“letrar-se” o sentido de “tornar-se letrado”. Resultado da ação de ensinar e
aprender as práticas sociais de leitura e escrita, o estado ou condição que
adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado
da escrita e de suas práticas sociais. (SOARES, 2003, p. 38).
A partir dessas reflexões sobre o processo de letramento na Educação
Infantil, observo a importância de se trabalhar o letramento na sala de aula.
Letrar é entrar no mundo da criança e, junto com ela, aprender a leitura e a
escrita que seu contexto oferece. À medida que se conhece seu mundo, é possível
ampliá-lo, oferecendo novas propostas, maneiras e diferentes tipos textuais.
O projeto letramento
foi desenvolvido na Unidade Municipal de Educação Infantil Lisaura Machado
Ruas, localizada no Badú, Pendotiba - Niterói, no ano de 2014 e tem como objetivo proporcionar o contato com diferentes
tipos de textos, através de atividades com músicas, jornais, revistas, encarte
de mercado, escrita espontânea, reconhecimento do próprio nome e do nome do
amigo, atividades essas que contribuem para o enriquecimento da aprendizagem,
da leitura e escrita.
A partir dos estudos realizados, elaborei junto com as professoras Jociane Ferreira e Vivian Vieria o projeto dos correios, que foi pensado para desenvolver o letramento de nossas crianças, em
conjunto com o Grupo de Referencia de Educação Infantil (GREI) 5 anos e demais
amigos de nossa escola. As crianças escrevem para os amigos de sala, amigos de outros GREIs,
para equipe pedagógica e inclusive familiares. Por meio deste projeto, podemos explorar
a escrita do nome, endereços, números, e assim, fazer com que nossas crianças
se divirtam e ao mesmo tempo aprendam.
Fotos autorizadas pela UMEI/responsáveis.
Curta essa ideia!
Beijinhos, Rariany Barreto =)
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